Pescador maranhense desaparecido no PA teria ficado preso em cabine durante naufrágio, dizem testemunhas
A Marinha do Brasil segue procurando o pescador maranhense James Vinius Morais, de 39 anos, que está desaparecido desde o naufrágio de uma embarcação pesqueira próximo a Salinópolis, na costa do Pará, na último domingo (8). O pescador teria ficado preso na cabine do barco no momento em que a embarcação afundou, a cerca de 126 km da costa, segundo testemunhas.
A embarcação de fibra de vidro, registrada no município de Raposa (MA) e vinculada à Cooperativa de Pesca do Maranhão (Copama), afundou por volta das 22h de domingo (8). O barco levava seis tripulantes. Cinco foram resgatados por outras embarcações pesqueiras que passavam pela área no momento do acidente.
Buscas
Imagens feitas de celular mostram pelo menos 11 embarcações pesqueiras realizando buscas voluntárias em alto mar há dois dias. A profundidade e as condições adversas do mar aberto dificultam o trabalho de localização.
O Centro Regional de Coordenação de Busca e Salvamento da Marinha do Brasil (SalvamarNorte) foi acionado na manhã de segunda-feira (9) e mobilizou o Navio-Patrulha “Bracuí”, subordinado ao Comando do 4° Distrito Naval, que partiu de Belém para realizar as buscas.
A Marinha também acionou o plano de auxílio mútuo, solicitando apoio de todas as embarcações que operam na área.
Família pede apoio
Familiares do pescador acompanham o caso e cobram ampliação do esforço de resgate. A família afirma que está angustiada com a falta de notícias e espera maior mobilização das autoridades na área onde o barco naufragou.
Em nota, a Marinha informou que está à disposição da população para receber informações que possam auxiliar nas buscas, por meio dos telefones do Disque Emergências Marítimas e Fluviais (185) e do número (91) 98266-0289, disponível em aplicativo de mensagens instantâneas.
