Toyota anuncia início da produção do Yaris Cross em Sorocaba; carro é o primeiro SUV compacto da montadora
A Toyota anunciou, nesta terça-feira (27), o início da produção do Yaris Cross, em Sorocaba (SP). O carro é o primeiro SUV compacto da montadora produzido na região da América Latina e Caribe. O anúncio foi feito durante evento na Planta de Sorocaba, no Bairro Itavuvu. A ação contou com a presença de autoridades, entre elas, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que chegou no local por volta das 11h20. O presidente da Toyota América Latina e o presidente da Toyota no Brasil também marcaram presença no evento.
O carro já havia sido anunciado pela Toyota em novembro de 2025, com pré-venda e previsão de entrega dos primeiros modelos em fevereiro deste ano, chegando também às redes de concessionárias de todo o território nacional.
O atraso do lançamento se deu devido aos estragos causados por um vendaval que atingiu a fábrica da Toyota em Porto Feliz (SP), no dia 22 de setembro do ano passado, responsável por fabricar os motores distribuídos pela América Latina. O Yaris Cross está disponível em quatro versões, sendo: XRE, XRE Hybrid, XRX e XRX Hybrid, e será vendido a partir de R$ 149.990. As versões XRX Hybrid e XRE Hybrid são equipadas com um motor flex 1.5L.
Toyota Yaris Cross chega para rivalizar com T-Cross, Creta e HR-V
Segundo a montadora, em conjunto com dois motores elétricos, gerador e propulsor, o motor proporciona uma condução silenciosa, respostas rápidas e eficiência energética com uma potência combinada de até 111 cv quando abastecido com etanol. As versões XRE e XRX também são equipadas com motor flex 1.5L, que entrega até 122 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgfm de torque a 4.800 rpm. O novo Yaris Cross também acompanha garantia de até 10 anos e baixo custo nas primeiras revisões da categoria.
Estragos na planta de Porto Feliz
O vendaval que atingiu Porto Feliz, no dia 22 de setembro do ano passado, causou diversos estragos pelo município, principalmente na região da planta da Toyota, que precisou interromper a fabricação de motores. A interrupção do trabalho na sede de Porto Feliz também afetou a produção de veículos em outras unidades, como em Sorocaba e Indaiatuba (SP), mas as atividades foram retomadas em outubro de 2025 com motores do Japão e Indonésia.
A planta de Sorocaba é responsável por montar os modelos Corolla, Corolla Cross, Yaris e, agora, o lançamento Yaris Cross. Segundo a Defesa Civil, Porto Feliz registrou rajadas de vento de até 90 km/h em diferentes pontos durante o temporal ano passado. A força do vento arrancou a cobertura da fábrica da Toyota, que foi parar do lado de fora da empresa e em áreas que ficam a até seis quilômetros de distância.
Fábrica da Toyota em Porto Feliz ficou destruída após vendaval
Veículos que estavam estacionados na fábrica ficaram destruídos. Um deles foi encontrado capotado. A guarita também foi levada com a força do vento. Segundo a Defesa Civil, Porto Feliz foi atingida por uma microexplosão, quando o vento sai da nuvem de chuva, a cumulonimbus, em alta velocidade, em direção ao solo. Um vídeo gravado de dentro da fábrica mostra a situação. A TV TEM também apurou que alguns funcionários se esconderam dentro das máquinas para se proteger. O Sindicato dos Metalúrgicos de Itu informou que 30 funcionários tiveram ferimentos leves e foram socorridos.
