Na noite de 13 para 14 de março de 2025, um eclipse lunar total acontecerá novamente no céu da Terra. O fenômeno, conhecido como “lua de sangue”, será visível totalmente na América do Norte e América do Sul e não acontecia desde 2022. Ele pode ser observado a olho nu, porém binóculos e telescópios ajudam a melhorar a visualização.
Além das Américas, observadores da Europa Ocidental verão a lua se pôr ainda eclipsada e os da Austrália e Nova Zelândia enxergarão o astro nascer sem interferência da Terra.
Quando a “lua de sangue” acontece no Brasil?
A lua de sangue acontecerá em cinco fases e promete ser visível em todas as regiões do Brasil. Por aqui, o evento deve começar às 2h09, tendo o ápice às 3h58.
Perdeu o fenômeno? O eclipse lunar total poderá ser avistado novamente nos dias 7 e 8 de setembro, porém a lua de sangue será mais visível nas regiões asiáticas.
Como acontece a lua de sangue?
O eclipse lunar total acontece quando a Terra fica entre o sol e a lua, projetando a própria sombra sobre a lua cheia. O espetáculo dura 65 minutos e é conhecido como lua de sangue porque o satélite natural assume um tom avermelhado.
A predominância da cor vermelha ocorre pois a luz do Sol é refratada pela atmosfera da Terra, filtrando os comprimentos de onda mais curtos.