O deputado estadual Neto Evangelista (União Brasil) apresentou uma indicação na Assembleia Legislativa com pedido ao Governo do Estado de implementação de ônibus identificados e de uso exclusivo para mulheres nos horários de pico do sistema de transporte público semiurbano de São Luís.
A motivação por trás dessa iniciativa, conforme o deputado, reside nos frequentes casos de assédio sofridos por usuárias do transporte coletivo, especialmente durante os períodos de maior aglomeração.
Continua após a publicidade..
Neto Evangelista justificou a proposta como uma medida para assegurar um transporte mais seguro para as mulheres, sugerindo a utilização de ônibus exclusivos identificados pela cor rosa, com operação nos horários da manhã e ao final da tarde.
O deputado também mencionou o início de um diálogo com o Sindicato das Empresas de Transporte (SET) e a intenção de realizar uma reunião conjunta com a vereadora Thay Evangelista, o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís para a implementação de um projeto piloto.
“O que tem acontecido no nosso transporte público, nada mais é do que assédio contra as mulheres, principalmente nos horários de pico, quando os veículos estão lotados. Estou fazendo uma indicação hoje para o sistema semiurbano de transporte público, para que nós tenhamos, de manhã cedo e no final da tarde, ônibus exclusivos para mulheres, ônibus identificados, cor-de-rosa, e para que essas usuárias possam pegar ônibus somente com mulheres”, disse.
E completou: “Já iniciei um debate com o SET (Sindicato das Empresas de Transporte) e, com a vereadora Thay Evangelista, vamos reunir com o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís para que a gente inicie com um teste. Precisamos garantir uma mobilidade segura e digna para as mulheres”.