
Neste domingo (25), o empresário e médico Samir Xaud foi escolhido como o novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por meio de votação realizada na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Candidato único, ele recebeu apoio de 26 federações estaduais e 20 clubes.
Xaud será presidente da CBF até o ano de 2029. Durante estes anos estará ao lado de oito vices — entre eles, o dirigente maranhense Fernando Sarney, nomeado interventor após o afastamento do ex-presidente Ednaldo Rodrigues. Mesmo como candidato único, Xaud não teve unanimidade de votos — ao contrário da eleição anterior, que reelegeu Ednaldo com apoio total. O presidente de 41 anos foi empossado neste domingo.
O novo presidente assume o cargo em um intenso cenário de instabilidade política. Xaud terá como desafio a missão de equilibrar os interesses de federações e clubes, além de assegurar estabilidade à Seleção Brasileira, que vivencia a expectativa da chegada do técnico italiano Carlo Ancelotti.
Clubes que participaram da votação:
Série A (10 clubes):
Atlético Mineiro, Bahia, Botafogo, Ceará, Cruzeiro, Grêmio, Palmeiras, Santos, Vasco, Vitória
Série B (10 clubes):
Amazonas, Athletic, Avaí, CRB, Criciúma, Operário, Paysandu, Remo, Vila Nova, Volta Redonda
Quem é Samir Xaud?
Aos 41 anos de idade, Xaud nasceu em Boa Vista (RR) e atua como médico infectologista, com especialização em saúde, bem-estar e esportes. É filho de Zeca Xaud, presidente da Federação Roraimense de Futebol desde os anos 1970. Recentemente Samir foi eleito para substituir o pai na entidade do norte brasileiro, no entanto deixará o cargo após a vitória na CBF.
Antes da votação, ele prometeu uma gestão com direção no fortalecimento do futebol feminino, profissionalização da arbitragem e revisão do estatuto da CBF, com mais transparência e representatividade.