
A medida entrou em vigor nesta segunda-feira, 9 de junho
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um novo decreto que impõe restrições à entrada de cidadãos de 12 países no território americano. A medida entrou em vigor nesta segunda-feira, 9 de junho.
Entre os países com entrada totalmente proibida estão Afeganistão, Irã, Líbia e Somália. Outros sete países, incluindo Cuba e Venezuela, tiveram restrições parciais. Segundo Trump, a decisão foi tomada para proteger os EUA de possíveis ameaças terroristas e reforçar o controle migratório. Ele afirmou que a lista poderá ser ampliada conforme novos riscos forem identificados.
A medida não afeta os vistos emitidos antes do dia 9 de junho, que continuam válidos. A nova política segue a mesma linha de restrições adotadas por Trump durante seu primeiro mandato e que foram confirmadas pela Suprema Corte em 2018. Elas haviam sido revogadas pelo presidente Joe Biden em 2021.
De acordo com a Casa Branca, os países listados foram incluídos por abrigarem grupos terroristas, apresentarem falhas na segurança de vistos, dificuldades no controle de identidade de viajantes ou elevado número de imigrantes que permanecem ilegalmente nos EUA.
Trump usou como exemplo recente um ataque com bomba de gasolina no estado do Colorado para reforçar a necessidade da medida.